sábado, 19 de setembro de 2009

1º Encontro Catequese Digital

QUEM SOMOS NÓS?

Nossa família é feita de todas as raças. Nós somos jovens e velhos. Ricos e pobres. Homens e mulheres. Pecadores e santos. Nossa família se difundiu pelos séculos e pelo mundo. Com a graça de Deus, nós abrimos hospitais para cuidar dos doentes, estabelecemos orfanatos e ajudamos os pobres. Nós somos a maior organização caritativa do planeta, trazendo alívio e conforto para aqueles que precisam. Nós educamos crianças mais do que qualquer outra instituição educativa ou religiosa. Nós desenvolvemos o método científico e as leis de evidência. Nós fundamos o sistema universitário. Nós defendemos a dignidade de toda vida humana e preservamos o casamento e a família. Cidades foram homenageadas com o nome de nossos venerados santos, que percorreram um sagrado caminho antes de nós. Guiados pelo Espírito Santo nos compilamos a Bíblia. Nós somos transformados pela Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição, que tem nos guiado consistentemente por 2000 anos. NÓS SOMOS A IGREJA CATÓLICA. Mais de um bilhão de pessoas na nossa família compartilham dos sacramentos e da plenitude da fé cristã. Por séculos nos temos rezado por você e por todo o mundo, a cada hora, por todos os dias, sempre que celebramos a Missa. O próprio Jesus lançou as fundações para a nossa fé, quando disse a Pedro, o primeiro Papa “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Nestes mais de 2000 anos, nós tivemos uma linha ininterrupta de pastores, num mundo confuso e doloroso para se viver E nesse mundo cheio de caos, dificuldade e dor, é confortante saber que algumas coisas permanecem coerentes, verdadeiras e fortes: nossa fé católica e o amor que Deus tem por toda a criação. Se você está afastado da Igreja, nós convidamos você a um novo olhar. Nossa família é unida em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Nós somos católicos. Bem vindo a sua casa. Texto do comercial da Igreja católica nos EUA, em www.catholicscomehome.org


www.catedraldecruzalta.com
www.diocesedecruzalta.com
www.vatican.va
www.presbiteros.com.br
www.pope2you.com
www.catequesecatedralcruzalta.blospot.com.br

Evangelho de Marcos 6, 1-3 Então Ele partiu e foi para a sua casa, seguido de seus discípulos. 2 Quando chegou o dia de sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos o ouviam e, tomados de admiração, diziam: Donde lhe vem isso? Que sabedoria é essa que lhe foi dada, e como se operam por suas mãos tão grandes milagres? 3. Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito. Palavra da Salvação.

Culminância - Visita à Catedral.















Reflexão - Nós somos a nossa Igreja local, nossa identidade. Nossa igreja é nossa casa. É de todos nós. É muito legal conhecer todos os locais da nossa casa, principalmente aqueles locais onde nem sempre podemos ir.

SEJA BEM-VINDO... Estávamos te esperando!


VOCÊ INICIA HOJE...


A CATEQUESE DIGITAL...


SEJA BEM-VINDO!!!!



APROVEITE BASTANTE...



A CADA ENCONTRO UMA NOVIDADE...


POR ISSO É IMPORTANTE...


AGRADECER A DEUS E PELAS PESSOAS QUE GENEROSAMENTE DOARAM


...OS EQUIPAMENTOS PARA NOSSOS TRABALHOS!


DESEJAMOS A VOCÊS ÓTIMOS ENCONTROS


*********************************************


Se você quiser agradecer esta mensagem:

Envie para o e-mail: contato@catedraldecruzalta.com


*********************************************



terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dia Mundial das Comunicações


Projeto da Catequese Digital
O grande tema das conversas entre as lideranças das comunidades, especialmente catequistas e padres, é uma infindável discussão sobre métodos, técnicas e dinâmicas que motivem e despertem nos catequizandos o interesse pelo tema central da catequese, Jesus Cristo e o seu anúncio.
O Papa Bento XVI, em seu pronunciamento no 43º Dia Mundial das Comunicações, com o tema “Novas tecnologias, novas relações”, propõe a promoção de uma cultura de respeito, de diálogo e de amizade. Ele chama os jovens para que façam o anúncio do reino neste continente digital, e que promovam a inclusão de todos nesse novo mundo. Baseado nisso trazemos uma proposta catequética que utiliza os recursos da internet e da interatividade digital. A geração que o Papa Bento XVI chama de “Geração Digital” se caracteriza principalmente pelo seu imenso interesse pelo mundo dos computadores e sua virtualidade. A pergunta principal que nos norteia é “Porque não levar a catequese para esse geração digital através dos recursos da multimídia?”

Nosso objetivo é promover junto aos catequizandos, e em conseqüência as suas famílias, amigos, e comunidade em geral, um verdadeiro sentimento de “amor a Deus” e de pertença à comunidade. Vemos nas palavras da Samaritana “Senhor, dá-me dessa água!” (Jo 4, 15) o desejo que é preciso despertar nos catequizandos. O objetivo à longo prazo seria uma efetiva formação catequética e a participação ativa e alegre nas celebrações e nas atividades comunitárias. O projeto também prevê, segundo apelo do Papa, a inclusão digital aqueles que não dispõem de recursos para aquisição e manutenção de computadores.

Todos os recursos provêem de doações. Já dispomos de quatro computadores doados, da linha telefônica e do sinal da internet a cabo. Esses materiais são capazes de manter uma turma experimental de até oito crianças. Essa turma servirá como laboratório para implantação de um programa (em anexo) de encontros com temas centrados no decálogo. Serão um total de doze encontros, sendo um encontro inicial e um encerramento, e os demais terão como tema cada um dos dez mandamentos. A partir do decálogo, usado como referencial e meio de análise para a vida, partiremos para o encontro com a realidade. Buscaremos como sugere o Documento de Aparecida, a face de Cristo, não distante, mas próxima. Seguiremos um estilo celebrativo que favoreça a meditação da palavra de Deus – Lectio Divina – e atinja um ponto culminante em cada encontro (culminância). Para isso em cada encontro estaremos junto a comunidades de periferia, creches, fazenda de recuperação de drogas, asilos, escolas especiais, ale de atividades como oficina de pintura, fotografia digital, gravações, música e teatro, etc. Buscando a interatividade, usaremos através do site da catedral de Cruz Alta (www.catedraldecruzalta.com) programas como ead-moodle e yogurt, que permitem a criação de comunidades e salas de bate-papo, as quais apenas os catequizandos terão acesso mediante senha pessoal. O projeto também contempla momentos de descontração. Um desses momentos será o jantar com o pároco; uma forma de aproximar as crianças do padre, reconhecendo nele a figura do pastor.

O mundo está mudando, portanto devemos mudar nossos meios de evangelização, baseados em valores cristãos. Como diz o Documento de Aparecida, não estamos numa época de mudanças, mas numa mudança de época, e para tanto devemos usar métodos adequados a idade, formação cultural, social e religiosa dos catequizandos. Mais do que tudo, é imprescindível pensarmos, hoje em dia, na formação humana dessas crianças. A Igreja Católica nestes mais de 2000 anos, teve uma linha ininterrupta de pastores - padres, bispos, religiosos e religiosas, lideranças leigas e voluntários que num mundo confuso e doloroso para se viver eles serviram de referência para diversas gerações. E nesse mundo cheio de caos, dificuldade e dor, é confortante saber que algumas coisas permanecem coerentes, verdadeiras e fortes: nossa fé e o amor que Deus tem por toda a criação. Parece ser difícil cultivar a alegria em um mundo no qual o estresse está se intensificando mesmo para os afortunados, onde desastres naturais e crises humanitárias pontuam constantemente as notícias mundiais, e onde a tristeza parece estar se multiplicando para todos. A alegria, no entanto, é intrínseca à nossa natureza essencial. Ao nos reconectarmos com a nossa alegria, tornamo-nos mais capazes de ajudar os outros e de perceber nosso próprio potencial. Precisamos lembrar que somos uma família. Uma família feita de todas as raças, de jovens e velhos, ricos e pobres, homens e mulheres, pecadores e santos. Precisamos manter esses laços que unem essa humanidade como a grande família que é. E isso só poderá ser feito através de valores que não passam, são eternos. O maior de todos esses valores é o amor a Deus.

As crianças são nosso presente e futuro. Precisamos dar a elas valores, referenciais de vida e comportamento, amor e fé para que possam se tornar adultos responsáveis, profissionais valorosos em todas as áreas do conhecimento humano, que promovam o crescimento e o desenvolvimento, a justiça e igualdade para cada membro desta grande família, deste planeta.


REFERÊNCIAS

1. Diretório Nacional de Catequese,
2. Diretório da Ação Evangelizadora no Brasil
3. Documento de Aparecida, 2007
4. Mensagem do Papa Bento XVI para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais
5. www.catedraldecruzalta.com